Já ouviste falar de LISS ou Cardio de Zona 2?
Pois bem, desde que o HIIT (high intensity interval training) e tornou popular, é muito comum pensar que as zonas 4 e 5 de frequência cardíaca são as ideais para progredir nos treinos e ter resultados. Mas... treinar na zona 2 é uma forma incrível de ter resultados e TODA A GENTE devia de incorporar LISS (low intensity steady state) no teu plano de treinos.
Mas o que são as zona 1, 2, 3, 4, 5 ?
Estes cálculos são feitos a partir da frequência cardíaca máxima, que podes achar subtraindo a tua idade aos número 220. Ora a minha frequência máxima, tendo eu 46 anos, é de 174. A zona é uma percentagem da frequência máxima:
O LISS, tal como o nome indica, é um treino que se mantém de baixa intensidade em toda a sua duração, não tem picos ou variações. Quando terminas, geralmente, não é por estares cansada ou não aguentares mais, mas porque atingiste o tempo que querias.
Quais são os benefícios?
Como podes treinar na zona 2? Uma simples caminhada de passo rápido durante 30-60 minutos umas quantas vezes por semana, por exemplo.
Se não gostas de caminhar ou não consegues fazê-lo onde estás, outros exemplos: cycling, remo, natação, elíptica, trampolim, step.
A parte mais difícil para a maior parte das pessoas não é o esforço, é manter esse ritmo de baixa intensidade por muito tempo. Por outras palavras, as pessoas aborrecem-se! Eu percebo! Sugestões: aproveita para ver as tuas séries favoritas, ouvir música ou podcast, até mesmo um audiobook.
Uma vez que o LISS não substitui o treino de força, deverás incluir 2 ou 3 por semana. De 30m a 60 m. Se conseguires chegar aos 150m semanais, ótimo. É uma questão de gerires bem o teu horário e veres o que funciona melhor para ti. E lembra-te: Mais NÃO é Melhor. Melhor é Melhor!
Como medir se estás na zona 2? A forma mais fácil é usar um smart watch ou um medidor de frequência cardíaca. Mas podes usar o "teste da fala", onde deves assegurar-te de que estás a treinar numa intensidade que te permite manter uma conversação facilmente, sem precisares de parar para recuperar o fôlego.