O melhor tipo de treino para mulheres na perimenopausa (periodo que antecede a menopausa) e menopausa, é, sem sombra de dúvida, o treino de força.
Tudo o resto que se possa imaginar a nível de exercício, é complementar, seja Pilates, Yoga, Corrida, entre outras modalidades.
A partir dos 40 anos, e com as alterações hormonais desta fase, a perda de densidade óssea e massa muscular acentuam-se, já para não falar do aumento de peso, da barriga, as alterações de sono e humor... enfim, todo um cocktail explosivo que deixa qualquer uma há beira de um ataque de nervos!
O treino de força, com cargas elevadas ou até mais leves mas que levem o músculo à fadiga, permite aumentar a massa muscular, aumentando não só a força, mas contribuindo para prevenir a osteoporose, problemas e dores de articulações, o aumento de peso tornando o metabolismo mais eficiente (mais músculos aumentam gasto calórico diário) e no fim disto tudo, ainda contribui para a saúde mental, reduzindo bastante sintomas de ansiedade, depressão, as flutuações de humor, para além, de nos fazer sentir mais fortes de dentro para fora e aumentar a satisfação com a imagem corporal.
Não há que recear treinar com pesos, nem criar stress acrescido por ter de começar algo novo. Começar com cargas leves e com treinos curtos é importante para criar o hábito sem virar a rotina toda do avesso. Esta é uma das razões pelas quais eu criei a App Marta Moura Fit, porque sei que as pessoas nem sequer precisam de ir para um ginásio para treinarem como deve de ser, com bons resultados e em segurança. A minhas aulas são feitas por mim, de acordo com princípios provados cientificamente e planeadas para que não tenhas de te preocupar com mais nada, só vir comigo :)